"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

05 fevereiro 2006

A Relatividade dos Valores-Notícia

Alguns correspondentes estrangeiros em Portugal consideraram que a cobertura da visita de Bill Gates ao nosso país foi exagerada.
Penso que há aqui duas componentes a considerar: em primeiro lugar, o que é que essa visita implicava, isto é, o senhor Bill Gates não veio apenas de férias, a sua vinda cá relacionou-se com a assinatura de um conjunto de protocolos de importância(pelo menos assim o esperamos) para o futuro do país. Nesse sentido, acho que os media tinham mesmo de dar cobertura ao assunto, não podiam fingir que nada se passava. Agora, outra coisa é a forma como se dão as notícias... com um tom de "Vem aí o salvador ao nosso país de pobrezinhos!". Acho que em alguns casos se apostou neste tom, mas noutros a cobertura até me pareceu bem feita.
Mas também acho que é preciso relativizar as coisas, isto é: para já, os correspondentes não estão a trabalhar no seu país, e portanto a importância desta visita obviamente não era igual para eles. E, por outro lado, parece-me que não é a mesma coisa o Bil Gates ir a um país como França, ou vir a Portugal... Não se compara a importância que pode ter para um e para outro país, por razões económicas que são conhecidas.
Concluindo: trata-se de "dor de cotovelo" de alguns correspondentes estrangeiros, como o sugere Francisco Rui Cádima? Não sei, mas o que me parece é que não se pode analisar uma cobertura jornalística sem ter em conta a importância do próprio acontecimento, e também outros factores. E se calhar é fácil olharmos para o trabalho que é feito num país que não é o nosso... Mas é preciso também compreender as características específicas desse país (economicamente, socialmente, etc.)...

Sem comentários: