"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

13 fevereiro 2006

Os Erros Que Se Destacam no "Destak"

Estes são apenas dois dos erros que se podem encontrar na edição de hoje do gratuito Destak:


Neste caso, o jornal propõe-se contribuir para melhorar os conhecimentos de língua portuguesa dos leitores. Iniciativa de louvar. Só é pena que, quando pretendem indicar qual a forma correcta de escrever a palavra, a acabem por escrever com o mesmo erro!

Neste outro caso, simplesmente trocou-se um 'g' por um 'b' no título de uma notícia sobre o líder espiritual dos muçulmanos ismaelitas. Erro de distracção, com certeza, mas que se podia evitar.

Alguém me dizia hoje a propósito disto: "Como é gratuito, não podemos reclamar". Pois eu digo que não só podemos, como devemos! Não é por um jornal ser gratuito que não tem deveres para com os leitores! Além de que não nos podemos esquecer de que é precisamente o número de leitores que contribui para aumentar as receitas publicitárias. Portanto, de certa forma, estamos a pagar o jornal. "O Destak é o gratuito com maior número de leitores", publicita o jornal, com grande pompa e circunstância. Pena que isso não seja indicador de qualidade...
Por duas vezes exerci o meu direito como leitora de reclamar por erros que encontrei no jornal, enviando um e-mail. Da primeira vez, recebi de volta um simpático e-mail, a agradecer o reparo, que, segundo o Destak, se devia a um erro da fonte (o que não era desculpa). Da segunda vez, já devem ter achado que era demais, e não se dignaram a responder. É pena, porque só lhes tinha ficado bem...
Desta vez não vou incomodar mais os senhores do Destak. Mas deixo aqui, o meu direito, enquanto leitora, de não gostar de ver erros no jornal que estou a ler. E acho que é legítimo.

Sem comentários: