"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

25 fevereiro 2006

Os Culpados de Sempre

Está em análise uma proposta de alteração ao Código Penal, que poderá punir os jornalistas caso se presuma que as suas investigações possam pôr em causa uma investigação criminal.
É a velha questão do Segredo de Justiça. E, quanto a mim, a velha solução hipócrita, que é punir os jornalistas. E hipócrita porquê? Porque se actua sempre sobre os mesmos, ou seja, aqueles que divulgam a informação (que é o seu trabalho), e se esquecem aqueles que passam a informação para os jornalistas. Sim, porque os jornalistas não têm acesso aos processos por "obra e graça do Espírito Santo"! Alguém tem de lhes dar acesso a ela, certo?
Pois é, mas depois há uma coisa que se chama deontologia, e que não permite aos jornalistas divulgar as suas fontes de informação. Resultado: ficam "entre a espada e a parede".
Ouve-se falar de medidas mais punitivas para as violações de segredo de justiça, mas nunca se anunciam medidas para assegurar uma melhor preservação desse segredo! Afinal, se há tantas fugas, é porque se calhar algo está a funcionar mal... Mas não, a culpa é dos jornalistas, que têm a mania de "meter o nariz" onde não devem...

Sem comentários: