"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

26 janeiro 2006

"Entre a Espada e a Parede"

No programa de ontem do Clube de Jornalistas, cujo tema era "A cobertura das Presidenciais nos media portugueses", a jornalista Maria Flor Pedroso referiu uma questão que penso que talvez seja interessante para reflectir.
Maria Flor Pedroso falou de uma "limitação editorial" por parte dos políticos, que prejudica o trabalho dos jornalistas. Isto a propósito do modo como foram organizados os debates para as eleições presidenciais, e nomeadamente o modelo escolhido, e a recusa por parte dos candidatos de realizarem um debate com todas as candidaturas.
O que se verificou foi que as candidaturas fizeram exigências em relação aos debates, e os jornalistas aceitaram fazê-los nas condições exigidas. E perguntava Ribeiro Cardoso, moderador do programa de ontem, porque é que os jornalistas se sujeitaram a essas limitações. A questão é: teriam alternativa? Isto é, penso que os jornalistas foram postos "entre a espada e a parede", não tinham ali grande poder de decisão.
E é este um dos casos em que podemos ver o problema de que falava Maria Flor Pedroso, de uma limitação editorial por parte do poder político.
Uma limitação que muitas vezes deixa os jornalistas sem poder de manobra. E, como também foi referido no programa, quem mais fica a perder é o público.

1 comentário:

CN disse...

Sim, o público foi quem mais perdeu, mas isso pouco importa do ponto de vista dos políticos. Os condicionalismos impostos aos debates nunca deveriam ter sido aceites. Quem quisesse participar, participava, quem não quisesse, ficava com a cadeira vazia... mas, nestas coisas, quem decide realmente não são os jornalistas. São os patrões dos jornalistas. E os patrões almoçam à mesa com os políticos... às vezes, até são patrões dos políticos... de modo que, os jornalistas não foram tidos nem achados nesta história.