"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

15 janeiro 2006

O Melhor e o Pior das Campanhas

Alguns jornais têm publicado junto às reportagens de cada dia da campanha eleitoral dos vários candidatos, pequenas notas que correspondem ao mais positivo e ao mais negativo desse dia de campanha.
Confesso que não vejo grande utilidade nesses apontamentos... Para além de serem questionáveis, porque implicam um juízo de valor por parte do jornalista, muitas vezes não dizem nada, isto é, a meu ver não acrescentam nada de realmente interessante, de informativo para o leitor. E, pior, às vezes nem se percebem bem, como este caso que vem hoje no Público, a propósito do dia de ontem da campanha de Cavaco Silva. Na parte do mais positivo, pode ler-se: "A capacidade de resistência dos apoiantes que pagam para ouvir Cavaco Silva discursar e o vêem ir embora, almoçado ou jantado, quando eles não sabem sequer «o que é o tacho»". Li várias vezes mas continuo sem perceber o que o jornalista quis dizer, e se afinal estava a elogiar ou a criticar.
Muitas das vezes, estes pequenos apontamentos resumem-se a comentários fúteis, e desprovidos de sentido, como se o jornalista não tivesse encontrado nada melhor para dizer. Encontro um exemplo (de entre muitos outros que poderia referir) na edição de hoje do Correio da Manhã, na reportagem relativa à campanha de Garcia Pereira. Naquilo que o jornalista elegeu como "o pior" pode ler-se: "Os pescadores, tímidos, fugiram das câmaras". Pergunto: em que é que este comentário é essencial, para mim, enquanto eleitora, para conhecer o candidato, neste caso Garcia Pereira? Pobres pescadores, nem eles escaparam aos imaginativos apontamentos dos jornalistas...

Sem comentários: