"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

19 janeiro 2006

Boas Ideias Vindas do Brasil

"Crianças em risco" foi o tema do programa Clube de Jornalistas de ontem.
Numa altura em que as notícias sobre crianças (e nomeadamente os maus tratos a que são sujeitas) são mais frequentes que nunca nos nossos meios de comunicação social, o Clube procurou analisar como é feita essa cobertura, o que está mal no modo como é feita, o que se pode fazer para melhorar o trabalho dos jornalistas quando abordam estes temas, entre outras questões discutidas.
Falando-se de uma necessidade de maior preparação dos jornalistas para abordar estes temas, o programa deu a conhecer um projecto existente no Brasil desde 2000, que se destina precisamente a fazer essa ponte entre os media e as questões que afectam as crianças. Trata-se da ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), que entre muitas iniciativas, atribui o título de "Jornalista Amigo da Criança" a jornalistas que, pelo trabalho desenvolvido, tenham contribuido no sentido de um respeito pelos direitos das crianças e da construção de novos valores na sociedade em relação aos menores.
Junto-me aos intervenientes do Clube de Jornalistas de ontem quando manifestavam o desejo de ter um projecto semelhante cá em Portugal. Os bons exemplos são para se seguir. E a meu ver, este é mesmo um excelente exemplo...

4 comentários:

CN disse...

sim, pode ser uma boa ideia, mas que não se caia na tentação de dar prémios aos jornalistas pelo trabalho que devem fazer. muitas vezes, os jornalistas trabalham para o prémio... transformam-se numa espécie de corsários da consciência.
O programa do Clube de Jornalistas que referes é uma das coisas boas que o Canal 2 tem. E sai de borla à RTP...

Anónimo disse...

o teu blog nao vale 1 caralho

Anónimo disse...

o teu blog e mt fixe!! ve se vais a dzrtbigshit.blogspot.com e deixas 1 comentario! hasta

Anónimo disse...

´´++**+ººººªªªªª________________________ªªªªªªªªªª____________