"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

29 março 2005

Não Matem o Mensageiro!

A profissão de jornalista parece tornar-se, a cada dia que passa, cada vez mais uma profissão de risco. Já não bastavam os raptos de jornalistas no Iraque (ainda ontem foram mais três), e a quantidade de jornalistas que são assassinados todos os anos, agora até em Portugal é perigoso ser jornalista!
É verdade, e isto ficou bem provado, quando, nos telejornais da hora de almoço, numa notícia sobre um protesto da Greenpeace numa fábrica de transformação de madeiras, se vê um responsável dessa mesma fábrica a sair do seu carro, dirigir-se a um repórter de imagem, e pregar-lhe um grande tabefe! À primeira vista poderíamos pensar que ele estava a agredir um activista da Greenpeace, mas não! Foi mesmo um jornalista que agrediu! Um profissional que estava somente a fazer o seu trabalho!
Já antes, um outro responsável da fábrica tinha falado em tom azedo aos jornalistas, incluindo-os como parte da manifestação. Ora a ignorância pelos vistos era partilhada pelo outro "senhor", que não faz mais nada senão agredir o jornalista!
Mas a história não fica por aqui: de seguida ainda se vê esse tal "senhor" dirigir-se aos jornalistas dizendo-lhe para irem trabalhar. Pois aí é que está: os jornalistas estavam a trabalhar. Estavam somente a fazer o seu trabalho, não eram manifestantes, nem estavam a insultar ninguém. Mas cometeram o grande erro de mostrar um protesto, que dá má publicidade à empresa. Pois é, esses incómodos jornalistas... Mas se não queriam má publicidade, a agressão é capaz de não ter ajudado muito...
Por favor, não "matem o mensageiro"!

Sem comentários: