"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

27 março 2005

"Bad News is Good News"?

Os media são frequentemente acusados de só darem "desgraças". Há até, no meio jornalístico aquela famosa exepressão "bad news is good news". No entanto, há que perceber se essas más notícias são dadas com o intuito de informar, de denunciar injustiças, ou se muitas vezes são aproveitadas, e dramatizadas até à exaustão, servindo de instrumento de captação de audiências.
Eu diria que acontece um pouco das duas coisas. Ou seja, os media têm, por natureza, que dar más notícias! Faz parte do trabalho de um jornalista denunciar aquilo que está mal, dar a conhecer aquilo que está oculto, e isso muitas vezes não é agradável. Mas por outro lado, há muitas vezes (demasiadas) um aproveitamento excessivo desses acontecimentos, que são explorados e dramatizados, transformando-se em autênticas novelas. Isso não é jornalismo, é exploração.
Quem não se lembra de ver repetidas dezenas de vezes as imagens do tsunami na Ásia? E as do atentado de Madrid de 11 de Março? E as de 11 de Setembro nos EUA? Haveria necessidade de tal exploração?
É ao mesmo tempo engraçada a relação do público com os media: são capazes de mudar de canal perante imagens de uma tragédia humanitária em África, porque é uma "desgraça", ao mesmo tempo que logo a seguir ficam "colados" ao ecrã perante a notícia de um crime insólito, ou mais um caso de pedofilia. Pois é, o problema dos media é oferecerem às pessoas essas tais "desgraças", essa parte da realidade que elas não querem ver, a par com a outra realidade, que não só querem ver, como até lhes provoca uma imensa curiosidade...
Parece então haver aqui uma relação recíproca: ou seja, os media dão ao público aquilo que ele quer ver, os media sabem que as más notícias vendem.
O jornalismo será sempre, inevitavelmente feito de más notícias. O que não deve haver é um exagero. Porque a realidade também não é toda má, deve tentar-se encontrar um "ponto de equilíbrio" entre os factos menos e mais agradáveis. Afinal, os jornalistas não dão só más notícias!!

Sem comentários: