"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

12 abril 2007

Mais Um Caso de Bom Jornalismo


O Destak tem hoje como tema principal da primeira página a notícia "Doença fatal afecta 16% dos cães de Lisboa e já ameaça humanos". O título, já de si a atirar para o sensacionalista, é completado com uma breve explicação, que mantém o tom. E eis que depois de alertados, abrimos o jornal e nos deparamos com a notícia em desenvolvimento e percebemos que ela teve origem numa campanha que apela à sua prevenção, e que é promovida, adivinhe-se por quem? Pela Scalibor, uma marca representante de produtos que previnem a tal doença.
Não querendo ser desconfiada... os senhores jornalistas não acham que esta notícia (ou a sua promoção) poderá ter por detrás outros interesses que não a mera informação da opinião pública? Mas, o mais grave, é os senhores jornalistas não terem ido ouvir outras fontes que não a tal empresa. Citam às tantas um veterinário (que se supõe também esteja relacionado com a empresa) e no fim diz que "o Instituto de Higiene e Medicina tropical tem realizado campanhas de informação". Ah tem? Então porque não começar por aí? Porque é que a informação provém de uma empresa, em vez de provir de fontes em princípio imparciais e em condições de dar informações correctas relativas a estes assuntos?
Mas tenho a certeza de que a Scalibor agradece essas falhas.

Sem comentários: