"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

30 março 2007

(Foto)jornalismo Hoje

Já foi seleccionada a foto vencedora do Prémio Fotojornalismo VISÃO/BES. A fotografia pode ser vista aqui e é da autoria de Manuel de Almeida, fotojornalista da agência Lusa.
Amanhã, às 16h, no Centro Cultural de Belém, discute-se o papel do fotojornalismo hoje, numa conferência/debate onde figuras consagradas do fotojornalismo vão estar disponíveis para responder às perguntas da audiência.
Uma boa pergunta: qual é o papel do fotojornalismo hoje? A resposta talvez se possa encontrar com outra pergunta: qual é o papel do jornalismo hoje? Essa resposta daria "pano para mangas"...
Mas o fotojornalismo, porque vive da imagem, e só da imagem, tem efectivamente de perceber qual o papel das imagens que produz. O que significa uma foto hoje? Que reacções pode provocar em quem a vê? Tem o papel de chocar? De indignar? De mudar as coisas?
Não percebo nada de fotojornalismo na medida em que não tenho noções técnicas de fotografia. Mas no meu papel de leiga, aprecio e admiro quem o faz. Porque quem fotografa nunca poderá ter um olhar indiferente perante o mundo. E porque de alguma forma quer contribuir com o seu olhar das coisas para o mundo. E admiro especialmente os fotojornalistas que se dedicam aos cenários de guerra. Porque neles ainda é mais precisa essa vontade de dizer algo (muito importante) através de uma imagem.
Em suma, parece-me que o que está em questão quando se discute o papel do fotojornalismo hoje é o poder de uma imagem, assim como quando se discute o papel do jornalismo, se formos ao âmago da questão, está em causa o poder da palavra enquanto elemento base desta profissão. Imagem e palavra são meios essenciais a qualquer jornalista. Nunca poderá prescindir deles. A questão é como os tornar eficazes nos tempos que correm. A questão é se temos de repensar as imagens e as palavras. Porque se elas não chegam aos espectadores, leitores, ouvintes... algo está errado.


Sem comentários: