"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

25 março 2007

Espaços Comunicacionais

Na sua crónica na revista Única do Expresso deste Sábado, José Alberto Carvalho fala daquilo que chama a "egosfera". Começando por dissertar de forma, atrever-me-ia a dizer, quase sociológica sobre a rede social Hi5, relaciona-a depois com o serviço público de televisão.
Diz Alberto Carvalho que o Hi5, outros fenómenos da web social e os blogues enquanto espaço íntimo de escrita evidenciam uma existência de uma "egosfera" que está em confronto absoluto com a experiência de comunicação dos meios tradicionais de comunicação de massa.
Oh Alberto Carvalho, não me leve a mal, mas isso é quase descobrir a pólvora depois da guerra! O espectador/consumidor já não se conforma com aquilo que a caixinha mágica lhe oferece, e em frente à qual fica especado o dia inteiro. As pessoas querem escolher, as pessoas querem ter o seu espaço, o seu próprio espaço comunicacional. E que revolução maravilhosa essa, de termos a possibilidade, cada um de nós, de ter um espaço nosso, em que simplesmente podemos escrever! Ou melhor, termos a liberdade de escrever. Comunicar. Transmitir informação.
O monopólio comunicacional há muito que saiu do campo dos jornalistas. Não vale a pena negar as evidências.

Sem comentários: