"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

11 julho 2007

Sobre os Estágios

Não aconteceu comigo, mas temo ser caso raro. Na maior parte das vezes, diga-se a verdade, os estagiários em jornalismo são postos a fazer trabalhos "da treta". Regularmente numa redacção um dia inteiro sem fazer nada, são recursos incrivelmente desperdiçados.
A palavra chave? Confiança. Não se confia nas capacidades de um estagiário, afinal é só um "fedelho" acabado de sair de um curso de comunicação ou jornalismo. Que sabe ele de jornalismo? Não sabe muito, é verdade. Por isso está ali para aprender. Mas para isso é preciso que o ensinem, que o deixem fazer coisas, que o deixem errar e acertar. Em suma: aprender.
Quando é que os estágios em jornalismo começam a ser encarados a sério pelas empresas de comunicação social e as pessoas que nelas trabalham, e não apenas como mão-de-obra gratuita? É que mais que um simples problema de exploração laboral (que já não é pouco), está aqui em causa algo de âmbito ainda maior: o futuro do jornalismo. É preciso acabar com este ciclo vicioso de estagiários como mão-de-obra para fazer trabalhos menores, que está a formar jornalistas descontentes e com poucas capacidades. E, por muito que isto possa custar a alguns jornalistas de carreira, é preciso dar lugar aos novos, aceitar que podem ter ideias melhores que eles, ouvi-los, e confiar. A confiança é uma estrada de dois sentidos; estagiários em quem se confia hoje, serão jornalistas confiantes amanhã. E acho que precisamos de mais jornalistas confiantes. Além de competentes.

Sem comentários: