"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

07 julho 2007

Os Recursos Escassos do Espaço Mediático

Hoje uma reportagem no Jornal da Tarde da RTP1 mostra um hotel no Algarve no qual se pagam 3000 euros por noite, e outros locais de estadia igualmente luxuosos. No mesmo dia, a revista Única, do Expresso, traz na capa uma chamada para uma reportagem sobre a vida de portugueses a bordo de cruzeiros. O tempo é de Verão, e convida a estes temas.
Só me questiono muitas vezes se o espaço mediático está a ser devidamente aproveitado. Se estão a ser abordados os temas que realmente importam. Ou que nos deviam importar enquanto humanidade, e não apenas enquanto seres humanos individuais. Perspectiva utópica? Talvez. Mas acredito realmente que uma das missões do jornalismo é falar daquilo que está mal no mundo, para ajudar a que fique melhor.
Numa altura em que a nossa atenção é cada vez mais requisitada por muitas coisas ao mesmo tempo, urge que os meios de comunicação social aproveitem bem aqueles minutos que dedicamos ao Telejornal, ou a ler o jornal. Se esses minutos, cada vez mais escassos, são ocupados a saber quais os hotéis mais luxuosos, será que isso nos ajuda a saber o que acontece "no país e no mundo", como se apregoa?
A mim não ajudam. E tenho pena que assim seja.

Sem comentários: