"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

19 agosto 2005

Incêndios, incêndios... e mais incêndios!

Pronto, atingi o limite! Já não aguento ver mais notícias de incêndios nos telejornais! As mesmas imagens, o mesmo tipo de depoimentos, o drama, o choro, as mesmas palavras para descrever as mesmas situações!
Não é preciso ser astrólogo para adivinhar qual vai ser a notícia de abertura do telejornal: incêndios. E é com esse tema que são invariavelmente ocupados os primeiros 15 minutos do noticiário, senão mais. Entre dramáticas reportagens e às vezes igualmente dramáticos directos, todos os dias a cena se repete.
Recentemente alguns psicólogos avançaram com a tese de que as imagens de incêndios podem incitar os incendiários. No que me diz respeito, tenho sérias dificuldades em acreditar em tal tese, que procura encontrar nos media, e nomeadamente na televisão, a origem dos comportamentos criminosos. No entanto, concordaria que há, realmente, imagens em excesso. Em excesso, porque não acrescentam nada à notícia. Tornam-se obrigatoriamente repetitivas, e não informam. A dado momento todos os incêndios parecem iguais!
O que há é um incrível aproveitamento mediático daquilo que é uma enorme tragédia. Torna-se assim uma dupla tragédia: a dos incêndios, e a da forma como são mostrados na televisão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos os anos se repete a mesma história, mas tenho a ligeira impressão (será mesmo só impressão?) de que este Verão está a ser pior.
Será que tem havido mais incêndios (ainda não consultei estatisticas) ou as notícias têm sido mais dramáticas?
O excesso de imagens está a banalizar o drama já de si inerente ao problema - os incêndios já são tão banais nos telejornais como as notícias de futebol.

Quanto à nova tese dos psicólogos... sem comentários :P

Entropy