"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

27 agosto 2005

Racismo ou Xenofobia?

Ontem à noite, a SIC Notícias noticiava que tinha havido um ataque racista num prédio de Inglaterra, onde residiam portugueses. Quando ouvi aquilo, achei estranho. Racista? Onde estava o racismo? Mais tarde, voltei a ouvir a mesma notícia, no Jornal da Noite da SIC. O pivot repetia que tinha havido um ataque racista, mas a palavra que aparecia nas imagens era "xenófobo". E não será esse o termo indicado? Será que os senhores jornalistas não sabem distinguir entre racismo e xenofobia? Como pode ter havido um ataque racista, se tanto portugueses como ingleses, eram de raça branca? Onde estão as motivações raciais? Confesso que não percebo onde está o racismo... Que eu saiba, os portugueses ainda não são uma raça...



3 comentários:

Anónimo disse...

De facto também me parece que a palavra mais adequada seria "Xenofobia". De qualquer forma é preciso não esquecer que "Racismo" não diz apenas respeito à cor da pele, mas a outras características físicas que seriam, para os racistas, indicadoras de certas características morais e/ou intlectuais.

É bom ver este blog alive and kicking!

Entropy

Textos Traduzidos disse...

Tens razão, mas a palavra adequada neste caso é mesmo "xenofobia". Aliás, não fui a única a reparar no erro. No site do clube de jornalistas
(www.clubedejornalistas.pt, há uma referência a isso. A utilização do termo "racismo" está, definitivamente, mal neste caso, e acho que não há razões para utilizar uma palavra ambígua, quando se tem uma que exprime correctamente a situação.

É bom ver comentários que mantenham este blog alive and kicking! ;)

Anónimo disse...

Então a senhora escreve comentários no seu próprio blog? :P

Ehehehe (isto sou eu a ser má :P)

Mas é verdade, a palavra correcta é "Xenofobia".
É uma pena que certos jornalistas não sejam mais precisos nos termos que usam e, talvez com a pressa, embrulhem tudo no mesmo pacote.

(E não, eu não vou clicar lá no link dos estagiários de jornalismos... quem é que depois ia pagar os ansiolíticos e antidepressivos? É que não são comparticipados...)

Entropy