"If I ever allow genuine compassion to be overtaken by personal ambition, I will have sold my soul" - James Nachtwey

14 abril 2006

The End

Hoje escrevo aquele que será o último post deste blogue.
Tão naturalmente como decidi iniciá-lo há cerca de um ano atrás, sinto agora que chegou a altura de lhe pôr um ponto final.
Este blogue começou sem um destino claramente traçado, isto é, sem grande regras e objectivos fixos. Mas pretendia ser um espaço de crítica e reflexão sobre os meios de comunicação social. Um espaço onde eu, ocupando duplamente o papel de consumidora dos media e futura profissional dos mesmos, pudesse partilhar as minhas reflexões, espantos, às vezes indignações com o que se passa nesta área.
Com algumas paragens e hesitações pelo meio, o blogue foi seguindo o seu caminho, e julgo que cativando alguns leitores fixos. Foi muito gratificante ver que havia quem gostasse de visitar este cantinho, e quem se espantasse, indignasse e reflectisse também.
Hoje, um ano e pouco depois de ter iniciado este projecto, sinto que chegou a altura de o terminar. De dizer adeus, ou até à próxima (quem sabe se se seguirão outros projectos...)
Só me resta agradecer aos amigos que me apoiaram e que me incentivaram a continuar. A todos os que se foram tornando frequentadores assíduos deste blogue. Aos que gostavam de vir dar uma espreitadela de vez em quando. Aos que o enriqueceram com comentários construtivos. Enfim, a todos os que me ajudaram a construir este projecto, porque afinal nada disto faria sentido se estivesse a escrever só para mim.
A todos muito obrigada! Espero que tenham apreciado boas viagens neste "País Encantado das Notícias"!

15 comentários:

CN disse...

Compreendo, mas tenho pena. Tens aqui um blog original, interessante e pertinente. Devias continuar. Talvez em sociedade com outros, para minorar o cansaço.
Seja como for, um abraço. Muita sorte.

para mim disse...

Deve ter arranjado emprego e agora tem de ficar caladinha...

Textos Traduzidos disse...

Ainda me falta cerca de um ano e meio para acabar o curso, "para mim"...Garanto que não arranjei emprego.;)
E, um dia mais tarde quando arranjar, se issso me proibir de continuar a exercer um pensamento crítico, então será muito mau sinal...

Textos Traduzidos disse...

Porque não? Não seria caso único.
Claro que teria de ter outro tipo de cuidados, isso é inegável. Nomeadamente cuidados para não correr o risco de determinadas críticas serem vistas como posições parcialidade, que se pudessem repercutir na forma como o meu trabalho seria depois recebido, do estilo: "Porque é que ela criticou aquele jornal e não outro? Tem alguma coisa contra o jornalista X?". Preocupações que neste momento não tenho, mas que caso ocupasse já funções de jornalista, inevitavelmente surgiriam. Não por imposições de fora, mas por auto-imposição.
De resto, não vejo porque um jornalista não possa manter um blogue com opiniões suas, e nomeadamente de crítica aos próprios media. Pelo contrário, acho muito positivo. Depois cada um saberá gerir e articular da melhor forma esse espaço com a actividade profissional que desempenha.

para mim disse...

Joana, eu só disse aquilo para me meter contigo, pois fiquei triste com o teu desaparecimento. Agora, ainda te falta um ano e meio, não é? Daqui a uns tempos falaremos... Sabes, há uns anos havia a censura na forma de "lápis azul". Hoje não há nada disso. Há uma coisa que se chama de "critério jornalístico".

Proud Bookaholic Girl disse...

Tenho muita pena... :( Visitava o teu blog diariamente... Mas novos projectos não te faltarão de certeza!! ;) Boa sorte!!

fritz disse...

tens uma escrita muito boa, comprendo a tua indiganação, contudo essa raiva não deveria servir para desistir mas sim para continuar a lutar por esse "objectivo" traçado no inicio..por mim é uma pena ver este blog cair...continua..asserio!

Sudoeste disse...

Ando nisto dos blogs a pouco tempo e so' descobri ontem as tantas o teu blog e hoje que vim ler com mais calma li isto...
Parecia-me um bom blog...
Espero que voltes com mais projectos.

boa sorte para o resto do teu curso!

Textos Traduzidos disse...

Não posso deixar de agradecer os comentários amáveis que me têm sido dirigidos, lamentando o fim deste blogue. É realmente muito gratificante saber que há quem tenha prazer em nos ler!
Não vejo no entanto isto como um final definitivo, mas como uma ponte para algo que virá. Quando? Não sei. O quê? Também não. Mas podem estar seguros de que voltarei quando achar que tenho algo a dizer. Quando achar que de alguma forma posso dar o meu contributo para a discussão de assuntos. Enfim, quando achar que posso fazer um projecto que acrescente algo, que traga algo de novo a esta "blogoesfera".
E no fundo é um bocado essa a razão do desaparecimento deste blogue: Porque acho que é preciso renovar-nos constantemente; trazer coisas novas; encontrar novos desafios. Não nos acomodarmos demasiado... Peço-vos então que me perdoem esta insatisfação e constante procura de renovação.
E, reiterando os meus agradecimentos, deixo o desejo de um dia vos poder a vir conquistar de novo como leitores.

GLP disse...

E para onde vai o encanto das tuas notícias?

Beijos

Rita disse...

Ahhhh! Joaninha! Eu gostava tanto de vir aqui dar espreitadelas pela tua fantástica escrita e critica construtiva! E vim cá agora porque ia mesmo adicionar este blogue aos links do meu..aprendi a fazer isso agora! Bem, não é por não escreveres mais que ele vai deixar de existir,não é? Não vou deixar de adicioná-lo aos meus links...beijões!

João Navarro disse...

Tivemos duas surpresas hoje...
1ª-Só hoje conhecemos este blog
2ª-O blog chegou ao fim
Comentários simpáticos não faltam , ainda assim não resistimos à vontade de, também nós, deixar umas palavras.
Até ao regresso dos projectos futuros.
CN

Joao disse...

Tal como alguém disse antes de mim: só hoje conheci este blog, e logo a seguir reparo que o blog chegou ao fim.
Não sei se ainda reparas nos comentários que aqui te deixam, mas foi só para deixar aqui umas palavras de apreço pelo Blog que criaste.
Pelo que dá para reparar, és futura jornalista, logo é de esperar um dia ler os teus textos nalgum consagrado jornal da nossa praça.
Até que isso aconteça, deixo-te os parabéns pelo Blog, só li a secção do mês de abril, mas hei-de ler também os teus posts passados.
Ah e podes sempre reconsiderar, e voltar a escrever qualquer coisa.
De qualquer modo parabéns pelo Blog

ProTrunks disse...

Espero que quando (se alguma vez) decidir encerrar o meu blog e fizer um post de despedida possa ter tantos comentários e incentivos para continuar como tu! :)
Apesar de já o teres terminado há mais de 4 meses, só tive oportunidade de o conhecer agora. (decidi cuscar depois de ver o blog do meu amigo João)
Reparei que era um blog com conteúdo, interessante e que é de facto uma pena ter terminado. Esperemos que um dia o possas reanimar ou quem sabe começar um novo com outros objectivos, outro alcance, outro destino!
Repara que tens imensos incentivos para que voltes a escrever para nós (leitores) e só isso deveria fazer-te pensar em voltares a escrever.

Desejo-te boa sorte na tua carreira profissional!

Orquídea disse...

Hum... Não é justo!!!
Agora que conheçi o blog, que o achei interessante, com conteúdo, cheio de vida e com pernas para andar... Fiquei a saber que o blog chegou a o fim... Logo agora que eu queria ler mais, saber mais, pensar mais.
Reconsidera.
Resuscita o blog!


p.s.: Obrigado pelo comment no Orquideas Garden. ;)